Sessão Pipoca #7 - Como estrelas na terra - toda a criança é especial
top of page

Sessão Pipoca #7 - Como estrelas na terra - toda a criança é especial


Dislexia - perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais.



"As letras estão dançando, Teacher", assista o minuto 24 do filme.


As emoções do filme...

Reforce o estoque de lenços, o filme é muito emocionante. Principalmente no final

Vocação

Um dos recortes que faço em relação a vocação, no caso em questão o professor que protagoniza a trama lança mãos de técnicas diferenciadas para atrair a atenção dos alunos. Hoje olho com outros olhos a missão dos professores de replicar conhecimento, e a habilidade de prender a atenção de uma galera inquieta.



Família e o mundo competitivo dos negócios


O pai de Ishann orienta seus filhos para o mundo selvagem dos negócios, onde temos que ser os primeiros, os melhores! A mãe incansável sempre muito atenciosa com os filhos, mas também não consegue ler nas entrelinhas as particularidades de Ishaann.


Criatividade

Como é mágico ver os momentos em que o menino Ishaan Awasthi é estimulado a lançar mão da criatividade, através dos desenhos, observando a natureza. Como usar a criatividade e sair fora da caixa no mundo corporativo. No minuto 17 do filme, de mais de 2 horas começamos a ver um pouco dessa paralelo entre a rotina vivida pelo Pai de Ishaan e como as coisa ocorrem na cabecinha dessa figura.


Como abordar um problema usando analogias, aqui foi top!


Tem um dado momento do filme que o professor tenta explicar ao pai que é mais resistente(cabeça dura), qual é o dilema do filho, ele não consegue ler, interpretar as palavras por conta da Dislexia. O professor habilmente utiliza uma embalagem de brinquedo Chinês, e pede para o pai ler o conteúdo da embalagem.

Na altura do 01:40 você vai chorar, quer apostar ? Explicação do professor Nikumbh é difícil para ele reconhecer as letras.


No diálogo o pai argumenta:

- Besteira isso é desculpa para não estudar.

-Professor Nikumbh: Por favor Leia isso. Sr. Awasthi. 就像天空中的星星 (Jiù xiàng tiānkōng zhōng de xīngxīng"

- Sr. Awashi: Como? É em chinês.

- Professor Nikumbh: Vamos, concentre-se. 就像天空中的星星 (Jiù xiàng tiānkōng zhōng de xīngxīng"

- Sr. Awashi: Que besteira! Como vou ler isso?

- Professor Nikumbh: Você está sendo insolente. Sua atitude está errada. Está se comportando mal.

- O que está escrito aqui, pergunta o professor Nikumbh ?


Obviamente o pai não consegue. O professor insiste, representando como seu fosse o pai de Ishann executando uma ordem, obviamente o pai de Ishann confessa que não consegue.

Enfim vou parar por aqui, recomendo como a dica de hoje da Sessão Pipoca, vale muito a pena.

Esse filme está minha lista de preferidos pela forma como nos faz refletir sobre os métodos tradicionais de ensino e sobre as particularidades de cada pessoa no aprendizado, além de lidar com os preconceitos, com a competição na vida e no mercado de trabalho.


Boa sessão pipoca para você.




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page