Sessão Pipoca #5: Lixo Extraordinário
top of page

Sessão Pipoca #5: Lixo Extraordinário

Atualizado: 6 de jul. de 2021

"99 não é 100! A luta é grande companheiro mas a vitória é certa!. Ser pobre não é ruim. Ruim é ser um rico no mais alto degrau da fama com a moral coberta de lama - Valter dos Santos



Gosto muito de documentários, aprendo muito com eles, hoje quero trazer o recorte de um que está disponível no Netflix: Lixo Extraordinário.

Essa é a minha recomendação para você que em tempos de pandemia dedica um tempo a mais para a TV, então que seja com conteúdo que alimente a alma e nos faça refletir e aprender.


Matemática do Catador Valter


Um senhor com uma sabedoria fenomenal é assim que descrevo o Valter na época o Vice presidente da Associação de Catadores do Aterro Jardim Gramacho. Articulador e líder de 2.500 pessoas

No texto abaixo trago alguns recortes das falas dessa figura que transbordava alegria e sabedoria.


"Cada casa gerando 1 Kg de Lixo, e nesse montante deduzindo que 500g sejam de materiais recicláveis, em 1 mil residências, teremos 500 Kg de material reciclável esse material não contaminaria rios, lagoas, não entupiria esgotos e valas ou sobrecarregando os aterros. Fazendo mal a natureza.

Uma certa altura do documentário Waltinho comenta que tenta convencer as pessoas da diferença entre o lixo orgânico e reciclável e com frequência ouve: "Ahh! é apenas uma latinha". Uma latinha tem uma grande importância, porque 99 não é 100!.





Infelizmente em 2021 ainda não tinha ouvido falar e valorizado o trabalho desse artista fantástico. Falo com frequência para meus alunos, sobre importância de recortar a biografia de personalidades e essa é uma que vai para o meu fichário, com certeza. O trabalho dele revolucionou a realidade de algumas pessoas, dando uma perspectiva de futuro, numa atividade distante dos olhos da maioria da sociedade.

Quando falamos do propósito, de viver uma vida intencional, o modelo que hoje recorto do Vik Muniz me encantou.


Se quiser conhecer mais sobre o Vik confira a apresentação dele no TEDxTalks




A biblioteca do Zumbi


Maquiavel, Marat e o Código da Vinci, em outras partes do documentário, Tião e Zumbi outros dois personagens tratam sobre os livros encontrados no meio do lixo e que são aproveitados para compor a biblioteca da Associação. Bacana ouvir os recortes do Tião sobre o aprendizado obtido com a leitura dos livros.

Ai vem a pergunta, qual a barreira que você tem criado para começar a buscar aprendizado e uma mudança na tua vida? Qual a desculpa que te trava?.



Resumo da Resenha


Aos meus alunos e aos leitores desta postagem, recomendo assistir esse documentário e também convido a refletirmos juntos sobre a nossa relação com o consumo e o descarte de materiais em nossas casas.

Aproveito a Deixa, recomendo também assistir outro documentário Minimalismo Já que vai de encontro a esse documentário também.


Boa leitura, capricha na pipoca e vamos aproveitar para repensar nossa relação com o Lixo!


Joelcio Moreira

JCM Treinamentos

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page