Curso de Rotinas de DP: Admissão
top of page

Curso de Rotinas de DP: Admissão

Atualizado: 4 de ago. de 2019



Denomino que o ciclo de vida do profissional em qualquer organização é definido pelas seguintes rotinas: Admissão, Controle de Ponto, Folha de Pagamento, Férias/13º Salário e Rescisões.


Para o Departamento Pessoal cabe a tarefa de cumprir com a parte documental dessas rotinas, lembrando sempre que deve estar de acordo com a legislação trabalhista.


Para o RH além de alguns procedimentos formais, a definição de estratégias e o alinhamento de processos que conciliem a visão da direção da empresa e em contrapartida criem um ambiente favorável para a produtividade e bem estar do profissional na empresa. Como fazer com que ele sinta-se na sua segunda casa, levando em conta o tempo que passamos no trabalho?


A liderança nos diversos setores são importantes parceiros do DP e do RH, e vice versa. Podemos afirmar que os líderes são de fato importantes atores na Gestão de Pessoas. O alinhamento deve estar bem sincronizado.


Falando da Admissão, temos diversos aspectos que devem ser observados: O Recrutamento e Seleção, integração, a elaboração do contrato, avaliação de experiência.


No recrutamento e seleção o papel do Psicologo é fundamental, afinal como decidir em relação ao profissional certo para a atividade necessária, é uma arte na real expressão da palavra. Contar com um profissional com formação em Psicologia é assunto para grandes empresas ou especializadas nessa atividade. Em empresas menores a regra é que o profissional de DP acaba "Atacando nas 11". Nessa etapa a Descrição dos Cargos, a definição do perfil das vagas são pontos que devem estar bem alinhados.


A elaboração de contrato é um complemento no fluxo do processo de admissão, existem diversas regras na legislação trabalhista que fazem parte do check list do Analista de DP, para enfim armazenar a pasta nos arquivos de Empregados. Realizou exame? Trouxe todos os documentos? Foi feito a qualificação Cadastral? São várias perguntas que precisam ser respondidas pelo Analista durante o processo de elaboração de contrato.


A integração é uma das fase muito importantes, o profissional de SST o líder de produção ou alguém responsável por repassar informações sobre as operações ou produção. Mas em resumo ambientar profissional nos aspectos técnicos do processo e em relação aos aspectos de Segurança, são os maiores objetivos da integração de novos profissionais.


Considero a avaliação de experiência como uma importante ferramenta para a liderança. Serve para o DP, cumprir os seus procedimentos num eventual rescisão com base no artigo 479 ou 480 da CLT por exemplo, mas também serve como parte de um processo na Gestão de Pessoas, onde as primeiras avaliações e correções de curso devem ocorrer.


Tudo isso e muito mais você verá no Curso de Rotinas de Departamento Pessoal. Convido você para participar comigo. Use o link abaixo e faça sua inscrição.




Na próxima postagem veremos sobre o Controle de Ponto, tem novidade boa nesse tópico, aguarde.


Joelcio Moreira

47-9-9229-1065

18 visualizações0 comentário
bottom of page