Um bate bola diferente !
top of page

Um bate bola diferente !

Mais um vez repercutindo o bate papo com os adolescentes do Gerar Aprendiz Legal, quero registrar uma atividade que une duas paixões minhas:"Trabalho e o Esporte". E neste encontro comentei com eles sobre isso e as possibilidades de comparação.


👨‍💼 Em relação ao trabalho em RH e DP falamos com muita frequência do trabalho em equipe e também todas as reflexões relativas aos objetivos pessoais e organizacionais. A necessidade de preparação, planejamento, disciplina, senso de cooperação, enfim uma infinidade de comportamentos.


⚽️Falando de esportes, adoro futsal e futebol, mas do voleibol vem as maiores contribuições para intercalar esse temas nas minhas exposições aos alunos. Referenciando Bernardinho, Zé Roberto e o "mais coletivo dos esportes coletivos - voleibol". Que em diversas analogias nos permitem ilustrar as interações do trabalho em equipe, da sinergia . E de vários pontos que destaquei no paragrafo anterior.


Fazendo Benchmarking

E atacando nas onze, quero compartilhar com vocês nessa postagem uma prática que tenho replicado de um professor de Educação Física, de Blumenau/SC Wagner Vieira, onde ele utilizava uma mini bola como "quebra gelo", para dinamizar as palestras. Quero agradecer ao Professor pela atividade e pela maneira como conduziu o encontro a mais de 4 anos aqui em Rio Negrinho. Segue algumas fotos do professor em ação com a sua mini bola.








Registrando mensagens e reflexões

Pedi aos alunos para que registrassem na minha bola "Wilson", mensagens, pensamentos positivos para que pudesse levar recordações desta turminha. O que torna essa mistura entre assuntos de trabalho e de esporte uma possibilidade de interação bacana.

Por fim, de presente deixei uma mini bola com os alunos para que eles possam usar em suas dinâmicas durante as aulas.

Já utilizei a dinâmica do professor Wagner com os alunos do projeto Pescar unidade CVG e foi muito bacana em diversos momentos.



O Filme Naufrago

Outra atividade que adoro é filme. E para quem já assistiu o filme protagonizado pelo ator Tom Hanks - Naufrago, lembrará da importância que o "Wilson", a bola de voleibol que serviu como um motivador na trama e possibilitou entre outros gatilhos a possibilidade de que o personagem pudesse superar o desafio de manter-se vivo e enfrentar a loucura de conviver consigo mesmo por anos em uma ilha deserta, sem perder a esperança e trabalhar para que no momento oportuno pudesse superar aquele drama.


















Por fim, como mencionei para vocês o objetivo principal deste blog é compartilhar informações sobre o universo do trabalho, porém acredito que, me utilizando das ferramentas obtidas através do futsal, voleibol e de tantos ídolos que orgulharam o Brasil, quero tornar essa mescla de esporte e trabalho, uma marca registrada nesses bate papos.



Devo muito ao esporte amador e diversas personalidades que ajudaram na minha formação pessoal e profissional, os irmãos que a vida nos presenteia. E acho muito difícil dissociar de minhas postagens a mistura dessas passagens esportivas.


Por exemplo tenho uma experiencia de uma vida na CVG Cia Volta Grande de Papel, - afinal foram 21 anos de parceria, e uma empresa que é grande incentivadora do esporte, educação e apoio aos jovens através dos programas de aprendizagem e do Projeto Pescar. Uma empresa quase centenária que promoveu diretamente o crescimento e o reconhecimento da nossa cidade pelo Brasil afora, e conta no seu quadro com profissionais exemplares e que nas horas vagas brilham nas quadras e campos.


Tem ainda a minha rápida passagem pelo Escritório Contábil Conil, que na pessoa do Sr. NIlson Munch e demais colaboradores também aliam o trabalho sério, intercalando com as participações e o incentivo aos esportes nos jogos do Sesi e na cidade em geral.


E dessa forma termino essa postagem, saudações esportivas, e espero que ao final de 2019 estejamos todos comemorando nossas conquistas como se fosse final de copa de mundo, ou mais medalhas olímpicas no voleibol.


Solta o grito de gol ai torcida brasileira...


Até a próxima.


Joelcio Moreira



57 visualizações0 comentário
bottom of page