Sessão Pipoca #2 : O preço do amanhã
top of page

Sessão Pipoca #2 : O preço do amanhã

Atualizado: 18 de jun. de 2020

"Só por uma vez eu queria mais tempo na mão, e mais horas no dia." Essa e muitas frases são ditas no filme que indico para vocês hoje. Nossa relação com o tempo ou a falta dele, são algumas das reflexões que podemos lincar com nosso trabalho e vida pessoal.


Sinopse do filme


Em um futuro próximo, o envelhecimento passou a ser controlado para evitar a superpopulação, tornando o tempo a principal moeda de troca para sobreviver e também obter luxos. Assim, os ricos vivem mais que os pobres, que precisam negociar sua existência, normalmente limitada aos 25 anos de vida. Quando Will Salas (Justin Timberlake) recebe uma misteriosa doação, passa a ser perseguido pelos guardiões do tempo por um crime que não cometeu, mas ele sequestra Sylvia (Amanda Seyfried), filha de um magnata, e do novo relacionamento entre vítima e algoz surge uma poderosa arma com o sistema e organização que comanda o futuro das pessoas.


Que lição tiramos para a vida pessoal e profissional?


Dentre as várias lições que o filme retrata, as principais que vejo são: O funcionamento da economia, inflação, politica, justiça e injustiça social. Em alguns momentos, pontos que tratam do orçamento familiar e a maneira como nos relacionamos com o dinheiro, vem a tona quando, Rachel Salas interage com seu filho Will ao comentar sobre as contas da casa e como está difícil cumprir com as obrigações. Ainda assim a mãe pensa na alimentação do filho e lhe concede um pouco mais de tempo. Tempo esse que mais tarde lhe custa a vida, por conta do aumento de preço nas tarifas de transporte e que impede que Rachel encontre seu filho no dia de seu aniversário de 50 anos.

Mesmo com muito $tempo$ vemos pessoas infelizes e outras que não conseguem fazer com o dinheiro trabalhe a seu favor, perdem o controle e priorizam outras atividades.

Vemos também a divisão de classes e os comportamentos que se revelam nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

Implicitamente fico com a lição de que: "A vida é muito curta para ser pequena", essa frase não é dita no filme, e sim por Mario Sergio Cortella em uma de suas palestras. Voltando ao filme, quando ele perde sua mãe, seu melhor amigo e o suicídio do desconhecido, são momentos bem interessantes para repensar: Qual nosso papel nesse mundo? Não viva ao acaso, decida o que você vai priorizar.


Algumas informações sobre o filme.


O filme estreou em 28 de outubro de 2011. Muito tempo, né? Se você ainda não assistiu convido para a sessão pipoca, se já assistiu, então aproveita e compartilha conosco suas impressões sobre o filme, vai lá... deixe seu comentário e indicação de filmes...

Sob a direção de Andrew Nicool, protagonizam a trama Justin Timberlake e Amanda Seyfried.



Questiono a forma como os personagens fazem justiça no final do filme, meu ponto de vista, não gostei.

Longe de ser um critico de cinema ou um especialista. Convido a assistir e compartilhar as lições que podemos extrair dos filmes, sem a preocupação se ele será indicado ao Oscar ou não. Reveja o o link do trailler.


Semanalmente trarei uma postagem sobre os filmes e suas lições, para vida pessoal e profissional, tenho uma lista grande de desenhos, para você que curte assistir com seus filhos e aproveitar com a molecada.

Outras dicas que se relacionam com o tempo ou a falta dele. Filme Click, com Adam Sendler. Mas essa fica para a próxima, não deixe a pipoca, queimar.

A ideia de retratar filmes nesse espaço para mim se resume na frase abaixo.


"Enquanto descansa, afie seu machado"


Joelcio Moreira

contato@joelciomoreira.com.br








252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page