Sessão Pipoca#8: Dia das Crianças e a escolha da Profissão.

A dica de hoje da Sessão Pipoca em homenagem ao mês e ao dia das crianças. Como sempre usando os filmes e desenhos para extrairmos as lições para nossas vidas, "Pessoal e Profissional.


O ambicioso Barry B. Benson cai no mundo com os Ases do Pólen em busca de néctar e aventura, mas ele quebra uma das regras do mundos das abelhas e fala com humanos. Filme lançado em 2007.


Elenco: Jerry Seinfield, Renée Zellweger, Mathew Brodericck, Patrick Warburton, John Goodmann, Chris Rock, Kathy Bates, Barry Levinson, Larry King, Ray Liotta.



Bee Movie - A história de uma Abelha

A dica de hoje é sobre o filme Vida de Abelha, como protagonista a abelha Berry Benson e seu amigo Adam. No decorrer do filme uma relação no mínimo inusitada com a Florista Vanessa decidem no tribunal que os humanos não poderão usar mais o mel produzido pelas abelhas, isso não vai dar certo no final das contas.





Nunca diga nunca


Já no início do filme temos uma introdução que trata das leis da física que questionam a possibilidade de uma abelha voarem. E as primeiras lições que tiramos são sobre o que muitos denominam como "Crenças Limitantes".

Colocamos obstáculos com muita facilidade em nossas vidas e o "não" faz parte de muitas situações. Não consigo, não posso, não sei, não sou bom nisso e etc.

E como quebrar essas barreiras e seguir seus sonhos e driblar o impossível?


Evite o desperdício e invista em P&D.


O Adam ficou muito empolgado com o trabalho no Krelman. Um dispositivo recém criado para evitar o desperdício.

E nessa cena da integração do Adam e Ben remete exatamente para um momento único, as margens de lucros estão cada vez mais apertadas, e com isso nos força a revisar nossos custos e evitar desperdícios como diferencial competitivo.

Outra reflexão é sobre a necessidade e a importância das empresas investirem em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias com o intuito de otimizar as questões que acabamos de falar referente a desperdício, custos e segurança.


Vocês vão trabalhar na mesma coisa a vida toda


Na integração do Adam e Ben na Honex, temos duas opiniões sobre o início de carreira no mínimo conflitantes. Ben fica assustado ao saber que terá que escolher uma atividade na colmeia para trabalhar a vida toda. E não bastasse isso recebe a informação que nas indústrias Honex eles nunca tiraram férias em 27 milhões de anos.

Vocês vão nos matar de trabalhar? Pergunta Ben. Vamos tentar responde a colega do RH.

Para Ben a necessidade de fazer apenas uma única escolha é fantástica e analisa e tem opinião diversa da abelha Ben.

Reflexão: Bem aqui já começamos entender o que se passa na cabeça dos adolescentes quando o tema é a escolha pela profissão. O que vou ser quando crescer?




Um ponto muito engraçado vem de encontro a análise do Currículo no formato Brochura do Ken namorado da Vanessa quando se discutem as habilidades que devem ser fixadas no currículo. A gota d"agua é quando Ken Percebe que está perdendo a atenção da namorada Vanessa e piora quando Barry da dicas de como Ken deve formatar seu documento, quase que Barry morre amassado por um "Vogue Italiana".


Dilema ético


Ainda nos primeiros momentos do filme ao falar que a sociedade das abelhas é que melhor funciona no mundo, vemos uma abelha "roubando mel", no momento de abastecer seu veículo, lembrando muito do nosso velho e bom "jeitinho Brasileiro" e da Lei de levar vantagem em tudo.


Quero ser um Az do Pólen


Quando a abelha Barry Benson, entende como funciona o trabalho dos Azes do Pólen e fica maravilhado com a possibilidade de viajar por outros lugares e uma rotina diferenciada.

Já na DR com seus pais vemos como o assunto se desenrola em família, o pai acha que o filho seguirá seus passos como "Misturador", mas o filhos não está muito certo disso. Alguma semelhança com a vida real? Em certa altura conseguimos perceber quando a comunicação não se estabelece entre pais e filhos, uma cena muito cômica onde os pais não ouvem o lamento do filho em ter que trabalhar em uma mesma coisa a vida toda.







O risco de Acidentes de Trabalho


Na sua primeira incursão no período de experiência coletando Pólen, Barry se mete numa enrascada ao ficar preso numa bola de tênis quando confundiram com flores. E quase que tudo termina muito mal.

No cotidiano das empresas costumo enfatizar que os acidentes de trabalho estão mais propensos a acontecer com pessoas que não conhecem o suficiente da atividade ou conhecem demais. Ou seja, sofrem acidentes por falta de informação ou por excesso de segurança quando sabem demais.

Mais a frente no filme o Barry lembra que o seu pai tinha manifestado uma Lesão por Esforço Repetitivo, devido ao stress do trabalho chegava em casa pilhado por conta do extenuante trabalho.


O papel das abelhas na polinização de flores e plantas


Outro tema muito debatido no cotidiano das empresas é o sobre o Desenvolvimento Sustentável, como executar nossa atividade sem agredir a natureza?

Posterior ao filme assisti documentários que enfatizavam a importância das abelhas no processo de Polinização e que pode causar um tremendo desequilíbrio ambiental e esse acaba sendo o pano de fundo do filme, quando as flores de Nova Iorque secam por falta de abelhar para fazer seu trabalho.

"Fala do advogado adversário do Barry: Isso é uma perversão profana do Equilíbrio da Natureza Benson, você vai se arrepender disso". E com a possibilidade de não ter que trabalhar mais tanto para produzir mel para as abelhas e os humanos Adam acha que quebrar uma tradição de 27 milhões de anos, pode ser um erro mesmo.





Dia das crianças e o RH


Meus amigos, a ideia de trazer o filme Bee Movie foi em função do Dia das Crianças, além de ser um atrativo bacana para curtir com a piazadinha em frente a tela, podemos tirar diversas lições para o universo do trabalho para quem está iniciando sua carreira profissional de uma forma muito divertida

Outro paralelo que podemos fazer com o filme se refere a questão da Pandemia e a paralização de diversos negócios.

No geral dilemas em família, ritos judiciais, funcionamento da sociedade, a escolha do primeiro emprego, sustentabilidade. segurança, pesquisa e inovação são algumas das palavras chaves que encontramos nessa sessão pipoca. Espero que divirtam-se e reflitam, claro com muita pipoca e nesse caso Mel.


Pequenos trabalhos no todo, fazem uma grande diferença, e a importância do trabalho em equipe são outras importantes reflexões do desenho.




Eu sou Joelcio Moreira profissional de DP e RH, pai da Alan, Mano e Enrico e já tenho algumas horas de desenho por conta dessas 3 figurassas. E uma das coisas que gosto de fazer é assistir filmes com o intuito de refletirmos e ilustrarmos situações de aprendizado para nossas carreiras. Aumente seu repertório utilizando os filmes e desenhos. Até a próxima.




1 visualização

© 2020 Joelcio Moreira

  • Grey Instagram Ícone
  • LinkedIn Joelcio Moreira
  • Facebook Joelcio Moreira
  • Youtube Joelcio Moreira