RH x DP, qual a diferença?
top of page

RH x DP, qual a diferença?


A melhor definição que considero objetiva, vem da Zenaide Carvalho:

  • RH, cuida das relações entre Empresa e Empregados;

  • DP, cuida das relações entre Empresa, Empregados e o Governo;




Mas é bom esticarmos um pouco o tema para entender como o eSocial pode tornar o DP, também assunto de cunho estratégico. Mesmo antes da necessidade de se atualizar em eSocial, orientar supervisores e a empresa sobre aplicação da legislação trabalhista, evitando processos judiciais, já era uma necessidade. O envio das obrigações dentro dos prazos e o calculo correto de tributos, sempre foram pontos importantes, mas a partir de agora passamos a observar com muito mais atenção.


Como o poder de fiscalização do Ministério do Trabalho e Receita Federal, INSS vai aumentar significativamente, o papel do profissional de Departamento Pessoal, ficará em evidência. E as empresas devem estar atentas aos reflexos do eSocial, pois o volume de informações que ficarão a disposição permitirão inúmeros cruzamento de dados.


O motivo da confusão dos papeis


Para muitos colegas e a população em geral, que acham que o DP e RH são sinônimos, cabe ressaltar que não é. Mas essa concepção reside no fato de que em empresas menores o pessoal do DP acaba absorvendo funções além das rotinas. Por vezes faz o papel de recrutador e selecionador, psicólogo, enfim, ataca nas onze fazendo entrevista e tentando fechar o perfil do candidato ao da oportunidade que está em aberto. O mesmo não ocorre em empresas maiores onde a subdivisão é mais clara e os processos são conduzidos por profissionais especializados em suas áreas, obviamente, o volume de trabalho não permite que um profissional de DP agregue outras funções.

O "cara do DP", também intercede muitas vezes na resolução de problemas pessoais do empregado, lembrando que empresas maiores temos o líder, o psicologo.

Na minha opinião, lembrando que temos milhões de pequenas empresas, vejo como positivo o profissional de DP agregar outras atividades, é uma possibilidade de aprendizado, desde que isso não interfira na entrega do trabalho base do Departamento Pessoal.

As atividades se complementam


Tive essa experiência de auxiliar na contratação de pessoas, efetuando o recrutamento e a seleção e posteriormente elaborar toda a documentação para o registro do trabalhador. Entendeu... Uma tarefa complementa a outra.

Falando de Admissão. Talvez seja na admissão que podemos notar a divisão de papeis entre quem trabalha no DP e com RH. Precede uma contratação a necessidade de um psicologo ter sob seu domínio o organograma da empresa, o desenho dos cargos, os "gaps" de qualificação no quadro atual, as exigências do processo para garantir - "A pessoa certa, para o lugar certo". A frase é simples, mas a matemática para garantir que uma pessoa ocupe uma vaga e tenha o melhor rendimento não.

Percebeu então? Existe uma probabilidade muito grande do profissional de DP influenciar numa contratação mal sucedida, por falta de capacidade técnica de discernir sobre qual é o perfil mais apropriado para um determinado posto. Devemos levar em conta que, dependendo do volume, da pressa na contratação, da oferta de candidatos, da falta de informação sobre as necessidades do cargo, é quase um golpe de sorte, acertar a mão na contratação.


Veja alguns tópicos de cada área:

Recursos Humanos

  • Recrutamento e Seleção

  • Treinamento e Desenvolvimento

  • Politicas de RH

  • Cargos e salários

  • Benefícios


Departamento Pessoal

  • Admissão

  • Controle de Ponto

  • Férias

  • Folha de Pagamento

  • Rescisões

  • Obrigações acessórias (Gfip, Caged, RAIS, DIRF) e Agora o eSocial que promete agregar todas as declarações em uma só.

E ai vai querer trabalhar em qual atividade?


contato@joelciomoreira.com.br










28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page