Retenção ou Engajamento?

Em 2020 tivemos um ambiente turbulento para os profissionais de RH em função de suspensões, reduções de contrato e demissões. Mas agora no final de ano a retomada da economia as empresas voltam a refletir sobre o Turnover e entra em cena os termos Retenção e Engajamento. Vamos às definições...






Precisamos reter nossos Profissionais!


Acompanhei durante muito tempo, um palestrante e empresário famoso, usando terminologias em Latim, Grego e etc, para definir algumas expressões e traduzi-las com textos fantásticos sobre os causos do mundo corporativo. Vou usar português mesmo, a palavra é RETENÇÃO usando o dicionário?


  • Ato ou efeito de reter.

  • Detenção, demora.

  • Reserva.

  • Retentiva.

  • Cárcere privado.

"Retenção", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/Reten%C3%A7%C3%A3o [consultado em 17-11-2020].


Verbo transitivo direto e pronominal Não deixar sair; ter como preso; deter: reteriam o bandido; retiveram-no até que se esclarecesse o caso. Guardar em si mesmo; conter, refrear, moderar: reter o fôlego.



Pode ser um exagero, mas a escolha da palavra, vai além da busca pelo seu significado no dicionário. É uma questão de Cultura empresarial, estilo de liderança e uma reflexão constante sobre as práticas que atenderão as novas demandas, uma quebra de paradigmas. Mas vamos aos significados da palavra bonita chamada Engajamento para ver se ela nos ajuda a enxergar o outro lado da moeda.


Engajamento no Trabalho

O engajamento é um laço afetivo entre o profissional e a corporação, onde ele se identifica com o negócio e dá o seu melhor para o empreendimento crescer. Para desenvolver esse laço, é importante investir no ambiente da organização e na potencialização das competências individuais do colaborador.


https://www.metadados.com.br/blog/entenda-o-que-significa-engajamento-em-gestao-de-pessoas/


Temos refletido muito sobre o tema ultimamente e essa definição extraída do link acima, traduz bem a mudança de mentalidade que precisamos absorver.



No Departamento Pessoal amarramos a relação trabalhista com diversas cláusulas que garantem e determinam direitos, deveres para ambos. Temos a atuação de líderes, gestores ou equipe de RH, que atua no tático e estratégico, de olho sempre, na soma de esforços em busca dos objetivos da empresa e do profissional.


No meu curso de Rotinas de Departamento Pessoal faço essas ligações com os alunos, desde o momento da Admissão até a Rescisão, demonstrando o desafio para o Profissional de DP - que faz o meio de campo na relação trabalhista. - E para o dono da visão, que é quem dita o ritmo e as estratégias do jogo.


Como você pode observar, não trouxe nenhum pulo do gato em relação ao que deve ser feito para garantir Engajamento dos profissionais. Hoje a ideia era simplesmente essa, buscar no dicionário alguns sinônimos e significados. Conseguimos perceber que, num final de ano com tantas mudanças, uma dessas palavras devemos riscar de nosso vocabulário.


Já em relação a dicas, gosto de citar que: O "Sucesso tem ingredientes, mas não tem receita", crie a sua. Recomendo sim, explorar mais sobre o real significado do Engajamento, porque empresas e profissionais, perceberam em 2020 que, as práticas que nos garantiram algum sucesso até aqui, não serão garantias para o futuro.


Te espero na próxima.


Joelcio Moreira - 17/11/2020

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 Joelcio Moreira

  • Grey Instagram Ícone
  • LinkedIn Joelcio Moreira
  • Facebook Joelcio Moreira
  • Youtube Joelcio Moreira