Prorrogação dos Eventos de SST no eSocial

Atualizado: Jul 14

Portaria conjunta datada SPRT/RFB/ME 71 - de 02/07/2021, ganhamos mais um refresco, mas fiquem atentos caso sua empresa ainda não tenha feito nenhum movimento em relação aos eventos de SST.



Em relação a Segurança do Trabalho, independentemente do tamanho de sua empresa, será necessário enviar informações ao eSocial. Um empregado que trabalha na grande ou pequena empresa quer se aposentar certo? Para isso será necessário usar PPP - Perfil Previdenciário Profissiográfico para completar o processo, usando esse procedimento como um dos mais comuns.


Ouvimos muitos relatos de empresas que, ainda não fizerem movimentos nem nos eventos de folha, quem dirá nos eventos de SST. E por isso toda a possibilidade de compartilhamento de informações é bem vinda.


O evento S-2210 - Comunicação de Acidente do Trabalho: Ninguém quer sofrer ou administrar as repercussões de um acidente, porém esse evento tem requisitos que precisam ser comunicados para os órgãos competentes, inclusive para propiciar ao trabalhador o recebimento de valores por intermédio do INSS, e logo, logo teremos essa rotina mais automatizada no eSocial.



Evento S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador: da Admissão até a Rescisão a vida laboral do trabalhador demanda a realização de exames médicos admissionais, periódicos e demissionais. O PCMSO é um dos controles efetuados por empresa especializadas em SST que definem que tipo de exames estará sujeito determinado trabalhador. Novamente se a sua empresa não tem contrato com um parceiro que preste serviços de SST, estará correndo sérios riscos.


Evento S-2240 Condições Ambientais do Trabalho - agentes nocivos: Como falei anteriormente, determinadas atividades expõe o trabalhador à agentes nocivos, e isso gera repercussões na saúde do trabalhador. Esse tipo de análise só é possível ser feita por especialistas no assunto, equipes multidisciplinares que vão garantir a conformidade de sua empresa, independe do tamanho, isso vale por exemplo para um MEI que mantenha empregados, e da mesma forma que os grandes precisará de fato entregar informações para compor essa demanda do eventos S-2240.


O recado hoje era rápido, se você é empresário e mantém empregados , fique de olho no chek list de Segurança do Trabalho. Confira alguns links para suas consultas:





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo