Percepção, fala que eu escuto. Leia nas entrelinhas!
top of page

Percepção, fala que eu escuto. Leia nas entrelinhas!

Atualizado: 10 de mai. de 2018


Como avaliar o estado motivacional de uma pessoa? Você se considera uma pessoa perceptiva, atenta aos detalhes? Há pessoas com uma habilidade extraordinária de identificar nosso humor, ou que percebem quando estamos meio cabisbaixos. Bateu o olho e pergunta: Está tudo bem contigo hoje?


Trago à tona a reflexão sobre uma percepção aguçada, e sugiro treina-la. Precisamos - isso ai - estou incluso nesse grupo, que precisa aprender a ouvir mais, olhando nos olhos com sinceridade, franqueza, atento e presente. Demonstrar um interesse genuíno na pessoa com quem você se relaciona. Aprender cada vez mais a “ler nas entrelinhas”, nos tornará melhores. Não dá para generalizar mas, no caso dos homens por exemplo, temos uma dificuldade enorme, quando o assunto é o corte de cabelo, a roupa de sua esposa, etc. Se formos hábeis nessa prática, pontuaremos com nossas esposas e namoradas, e a pratica começa por ai.


Objetivos Pessoais e Profissionais, e a missão do Líder


Outra reflexão: Imagine um dia daqueles, onde muita coisa está dando errado contigo, ao entrar na portaria da empresa, quantos de nós conseguem deixar esses problemas para o lado de fora? Difícil, concorda? Fazer essa separação dos problemas pessoais e reunir forças para buscar os desafios na empresa, é um dos dilemas que lideres às vezes tem que administrar. E quando a pessoa apresenta problemas com a gestão do Orçamento Doméstico, aliado as vezes por problemas de saúde, na família? Sobre esses temas trarei mais posts para refletirmos à frente.


O orçamento doméstico, analisando com cuidado, é origem de muitas situações que sobram para o Líder e o Departamento Pessoal ajudar a administrar no ambiente de trabalho, não deveria, mas é fato.


Dito tudo isso, ressalto o papel do “líder”, que precisa mobilizar as pessoas para o alcance de metas, tem um papel primordial na gestão de pessoas. Nesse trato com as pessoas se ele não tiver a percepção desenvolvida, da qual falei anteriormente, a tendencia de redução no rendimento e problemas de relacionamento na equipe é substancial.

Então fica a dica, principalmente se você lidera uma equipe. Antes de entrar no piloto automático, reflita sobre essas situações no cotidiano de sua empresa, na sua casa.


Ao acordar pela manhã


Desacelere as coisas e comece olhar com mais calma a sua volta, as pessoas estão o tempo todo emitindo sinais. E ai, lembrou com que roupa sua esposa foi trabalhar hoje cedo? Então, amanhã, prepare e tome o café calmamente, repare nos gestos rotineiros feitos por seus filhos ao acordar, a preguiça, aprecie o ritual matutino, diga a sua esposa e filhos que você os AMA, demonstrar e falar é importante, fique de olho a sua volta, “leia nas entrelinhas”. No minimo só vai te fazer bem.


Notou que esse recado é mais um puxão de orelhas em nós homens, é mais uma das características muito bem desenvolvidas por elas, no mercado de trabalho e na vida pessoal e da qual nós homens precisamos exercitar e muito.


Bom trabalho e boa semana.


contato@joelciomoreira.com.br


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page