Esocial: Julho será o mês do 2º grupo de empresas.
top of page

Esocial: Julho será o mês do 2º grupo de empresas.

Um grande desafio pela frente. No decorrer desse mês de Julho de 2018, em cumprimento ao cronograma do Esocial, os escritórios contábeis iniciam a entrega de informações de seus clientes.


Longe de ser uma tarefa apenas do Departamento Pessoal, o eSocial exigirá a inclusão no planejamento estratégico do empresário. Afirmo isso por que? O investimento em prevenção em segurança do trabalho e a revisão de não conformidades nas questões trabalhistas e previdenciárias e até mesmo a disciplina com prazos comprometerá a empresa. Uma preocupação serão com as possíveis multas.


Os setores de DP, Segurança e Medicina, Financeiro, Jurídico, Fiscal, Operações, enfim todos devem estar a par das demandas do eSocial.


Tenho falado com muitos amigos, donos de pequenos negócios sobre a importância do eSocial. Esse é um dos caminhos, fazer circular as informações. Fique atento aos seguintes pontos:


  • Qualificação Cadastral : Nos processos de Recrutamento e Seleção, inclua na lista de de atividades checar os dados do empregado no site do eSocial. Evite dores de cabeça adotando esse procedimento na sua rotina.

  • Revisão dos Cadastros de seus empregados: Seu escritório contábil deverá lhe ajudar pedindo informações mais completas de seus empregados: Endereço, CPF de filhos, documentos pessoais, escolaridade, atualização de dependentes para Imposto de Renda, enfim aproveite e faça uma revisão além do que o eSocial exigirá.

  • Eventos Iniciais: Você empreendedor deve cooperar com seu contador, pois muitas informações estão no sistema do escritório mas, muitas outras dependerão da entrega por parte do empresário no tempo hábil e revisão de não conformidades. Veja a lista de eventos que serão entregues a partir de Julho:

  • S-1000 Informações do Empregador

  • S-1005 Tabela de estabelecimentos, obras

  • S-1010 Tabela de Rubricas

  • S-1020 Tabela de Lotações Tributárias

  • S-1030 Tabela de Cargos

  • S-1050 Tabela de Horários

  • S-1070 Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

Minhas dicas para você empresario são: revise a grade cargos na sua empresa, não crie novos cargos sem tratar desse assunto com a equipe do DP. Avalie os exames de mudança de função se houver necessidade. Revise sua grade de horário, avalie com o DP se existe algo não conforme. Reúna-se com seu prestador de serviços de Segurança e Medicina, analise o que precisará ser feito nesta pasta.


Como foi falado, muito desse trabalho depende do escritório contábil, mas considero fundamental o empresario colocar o tema eSocial na sua pauta, no plano estratégico. Pois estamos passando pela 3ª maior transformação nas questões trabalhistas e previdenciárias.



Joelcio Moreira


"A disciplina é a ponte, que liga nossos sonhos às nossas realizações"




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page