Esocial: Julho será o mês do 2º grupo de empresas.
Um grande desafio pela frente. No decorrer desse mês de Julho de 2018, em cumprimento ao cronograma do Esocial, os escritórios contábeis iniciam a entrega de informações de seus clientes.
Longe de ser uma tarefa apenas do Departamento Pessoal, o eSocial exigirá a inclusão no planejamento estratégico do empresário. Afirmo isso por que? O investimento em prevenção em segurança do trabalho e a revisão de não conformidades nas questões trabalhistas e previdenciárias e até mesmo a disciplina com prazos comprometerá a empresa. Uma preocupação serão com as possíveis multas.
Os setores de DP, Segurança e Medicina, Financeiro, Jurídico, Fiscal, Operações, enfim todos devem estar a par das demandas do eSocial.

Tenho falado com muitos amigos, donos de pequenos negócios sobre a importância do eSocial. Esse é um dos caminhos, fazer circular as informações. Fique atento aos seguintes pontos:
Qualificação Cadastral : Nos processos de Recrutamento e Seleção, inclua na lista de de atividades checar os dados do empregado no site do eSocial. Evite dores de cabeça adotando esse procedimento na sua rotina.
Revisão dos Cadastros de seus empregados: Seu escritório contábil deverá lhe ajudar pedindo informações mais completas de seus empregados: Endereço, CPF de filhos, documentos pessoais, escolaridade, atualização de dependentes para Imposto de Renda, enfim aproveite e faça uma revisão além do que o eSocial exigirá.
Eventos Iniciais: Você empreendedor deve cooperar com seu contador, pois muitas informações estão no sistema do escritório mas, muitas outras dependerão da entrega por parte do empresário no tempo hábil e revisão de não conformidades. Veja a lista de eventos que serão entregues a partir de Julho:
S-1000 Informações do Empregador
S-1005 Tabela de estabelecimentos, obras
S-1010 Tabela de Rubricas
S-1020 Tabela de Lotações Tributárias
S-1030 Tabela de Cargos
S-1050 Tabela de Horários
S-1070 Tabela de Processos Administrativos/Judiciais
Minhas dicas para você empresario são: revise a grade cargos na sua empresa, não crie novos cargos sem tratar desse assunto com a equipe do DP. Avalie os exames de mudança de função se houver necessidade. Revise sua grade de horário, avalie com o DP se existe algo não conforme. Reúna-se com seu prestador de serviços de Segurança e Medicina, analise o que precisará ser feito nesta pasta.
Como foi falado, muito desse trabalho depende do escritório contábil, mas considero fundamental o empresario colocar o tema eSocial na sua pauta, no plano estratégico. Pois estamos passando pela 3ª maior transformação nas questões trabalhistas e previdenciárias.
Joelcio Moreira
"A disciplina é a ponte, que liga nossos sonhos às nossas realizações"