Esocial, é para quando? É para ontem



Você já deve estar cansado de ouvir sobre os problemas do Brasil e do Brasileiro em cumprir horários e prazos? Tá na hora de mudar, bem na verdade, passou da hora de mudar.


Ao tocar no principal órgão do corpo humano, o bolso, o eSocial, projeto de unificação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, sensibilizara empresas de todos os tamanhos do Brasil todo, a pensar numa verdadeira “Mudança Cultural”, os eventos terão prazos para envio, sob o risco de multas previstas na legislação. Não é a maneira ideal de sensibilizar o ajustes de procedimentos, mas em muitas vez é mais eficaz falar sobre como não perder dinheiro, para alertar.


Quer saber por quê? Venha comigo, já estamos atrasados...


O assunto vem sendo debatido a mais de 10 anos, na onda dos demais projetos do Sped - Sistema de Escrituração Digital. O tal do Sped folha caiu naquela velha máxima “só acredito vendo”. Passadas algumas prorrogações, - que nos fizeram desacreditar no projeto - baixamos a guarda, e confiamos que no final tudo se ajeitará. Com a publicação do decreto 8373 em 2014, a coisa ficou mais séria e agora em 2018, contra todas as evidencias será que da para apostar que vai ser prorrogado mais alguma vez?


Independente disso meus amigos, o eSocial não traz regra nova. De novidade, somente a forma de prestar informações ao governo. E nesse novo canal, adeus ao “jeitinho brasileiro”. As coisas deverão ser comunicadas no momento em que acontecem.


Não deveríamos nos surpreender, mas a velha CLT deverá ser nosso livro de cabeceira, o arcabouço de leis previdenciárias e fiscais, nós os “caras do DP”, deveremos ter na ponta da língua. Do contrario, como falei anteriormente, arcar com passivos trabalhistas,é a pior forma de aprender com as exigências que serão feitas pelo eSocial.


Vamos manter o bate-papo sobre o eSocial, entre em contato comigo.


contato@joelciomoreira.com.br

2 visualizações

© 2020 Joelcio Moreira

  • Grey Instagram Ícone
  • LinkedIn Joelcio Moreira
  • Facebook Joelcio Moreira
  • Youtube Joelcio Moreira