eSocial: Uma revolução no Departamento Pessoal

Atualizado: 29 de Mar de 2018



Aos profissionais de Departamento Pessoal, cabem um sem fim de rotinas (documentais) para auxiliar a empresa a atender a legislação trabalhista. Gradativamente a partir da década de 90, muitos que já trabalhavam na área viram surgir com informática, comunicação e internet, uma forma diferente de prestar as informações, - Mais fácil? -Podemos afirmar que sob certos aspectos facilitou, mas como sempre, exigiu aquele período de adaptação. Mas, a exigência de documentar, registrar tudo nos conformes, "preto no branco", isso gradativamente também aumentou, afim de minimizar os riscos com passivos trabalhistas e as exigências de segurança e saúde no trabalho, que também acompanharam esse movimento de evolução.


Nostalgia lembrar das declarações e documentos que necessitavam ser datilografados para cumprir as demandas trabalhistas. Nas rodas de bate-papo, hoje é motivo de risos, e como é comum nas redes sociais falarmos aos mais jovens: " Me respeita, sou do tempo que datilografava RE - Relação de Empregados do FGTS, na máquina de escrever". O sistema era bruto !


Abandonamos gradativamente a Datilografia, mas na adaptação tratada nos parágrafos anteriores, surgiu a necessidade de nos transformarmos em profissionais multitarefas, fazer mais com menos. As rotinas de DP e Gestão de Pessoas, ficaram emaranhadas e até hoje é possível constatar, em alguns casos, o povo do DP nessa "vibe". Coordenadores de RH, eram e são "pau para toda obra", aqueles que "atacam nas onze", e são os caras que "quebram qualquer galho" e continuam "se virando nos trinta" para atender as rotinas de DP, atrair, treinar, engajar, remunerar e conjuntamente com um personagem fundamental nos dias de hoje "o LÍDER" encabeçar os trabalhos para a manutenção de um bom clima organizacional. Além de auxiliar nos aspectos jurídicos e de Segurança e Saúde do trabalhador.


Então, abordei até agora que as rotinas de DP continuam sendo tão necessárias quanto antes, mas fluem no ritmo com a ajuda da informática. Que o pessoal do DP, hoje, assim como muitos, trabalham com um micro a sua frente, e caso acabe a energia e não tenham um "nobreak" é como lhe faltasse o oxigênio. Que gestores de RH e lideres de setores, no nível tático, são peças chaves, e devem cada vez mais falar de estratégia, no café, almoço e jantar, para engajar as pessoas aos objetivos da empresa.


Para apimentar, em 2018, entra na pauta o eSocial, aliás, já deveria ter entrado a muito tempo, e agora? Profissionais de renome como Zenaide Carvalho, CEO da Nith Treinamentos, garantem que, o eSocial será uma "baita" oportunidade de valorização para o pessoal de Departamento Pessoal e uma revolução. Que assim seja, e mais cedo ou mais tarde assim será. Mas, quantos de nós, estão fazendo ou fizeram o dever de casa para evitar correrias de ultima hora?


Estamos a dois meses do início da vigência do eSocial, Natal e o Reveillon do povo do DP, passará rápido e deve ser bem aproveitado. Para os "dinossáuricos" do DP, assim como eu, participaremos de mais uma (revolução no DP, expressão da Zê, como disse antes), para que em algum momento no futuro eliminar rotinas, "simplificar" e garantir ao governo mais controle e arrecadação, pode virar trecho de musica esse final, rimou.


Para a galera do DP, mudança de postura e muito suor na camiseta, para garantir ao empregador, atendimento às exigências legais. Saneamento de dados, trabalho árduo em conjunto com os pares(contábil, fiscal, financeiro, operações, jurídico e SST), não necessariamente nessa ordem, Dá-lhe CLT de baixo do braço e reforma trabalhista para complementar. Para posicionar, compartilhar e sensibilizar todos os atores, antes de apertar a tecla do "enter" com o XML engatilhado, precedia um trabalho de preparação muito intenso. Agora, dois meses antes da vigência e nos próximos seis meses que se seguirão, deixarão muita gente de cabelo branco, RAIS, DIRF estão no pacote ainda. Na ordem, natal, ano novo, para recarregar as baterias, na sequencia carnaval, como enredo, o eSocial, em qual bloco desfilaremos?


Nos vemos em breve.


Eu sou Joelcio Moreira, Analista de Departamento Pessoal e Instrutor Treinamentos.






16 visualizações

© 2020 Joelcio Moreira

  • Grey Instagram Ícone
  • LinkedIn Joelcio Moreira
  • Facebook Joelcio Moreira
  • Youtube Joelcio Moreira