Empresas do Simples retomam o envio dos eventos ao eSocial.

Para os profissionais do DP, que trabalham em escritórios contábeis, dia 10/01/2019 marca mais um passagem de nível do projeto do eSocial.




Prorrogações dos prazos

Para quem trabalha em escritório contábil, deve lembrar que lá no final do ano passado foi meio turbulento até o anúncio do elastecimento dos prazos para as empresas do Simples Nacional.

Ganhamos um refresco na reta final de 2018, prazo esse que permitiu uma correção de rumos, um respiro, para enfim hoje 10/01 retomar o envio deste grupo de empresas que reúnem um número considerável de empregados. Cabe lembrar que, daqui até 04/2019 os dados de tabelas e dados do empregador devem ser revisados, caso já tenham sido mandados, ou até lá, efetuar o envio com qualidade nas informações para que as etapas seguintes não sejam prejudicadas.


Eventos periódicos

Para as empresas do Lucro Real e Presumido, avançamos uma fase importante. Os eventos periódicos comprovarão ou não, se os envios anteriores foram feitos com qualidade. Aumenta a complexidade,


Aquecimento do mercado de trabalho

Imagino que seja a sua realidade, assim como a de muitos Brasil afora, nossa agenda está agitada. Estou certo? Aliado a isso, se as empresas aumentarem as contratações num eventual aquecimento da economia, de carona a rotatividade de empregados, um volume maior de admissões e demissões para se processar. E nesse ciclo, qualificação cadastral, envios dentro dos prazos, exigem muita atenção e organização

Nesse caso lembre da cartilha de Zenaide Carvalho. Nos seus cursos, nos orienta a montar comitê, mapear processos, revisar procedimentos e sensibilizar gestores. Se isso não foi feito em tempo, é bem provável que o cenário seja mais "desafiador".

Mesmo que seu cronograma lhe apresente uma série de restrições, esse passo a passo continua sendo muito útil, crucial, porque a continuidade dos eventos do eSocial até o encontro com a DCTF/WEB e mais adiante os eventos de SST, nos exigirá muito.


RAIS/DIRF/FAP

Devemos lembrar que as obrigações acessórias que o eSocial um dia substituirá, ainda estão em vigor, então, aliado ao aquecimento da economia, as declarações importantes e que demandam atenção, a atualização do FAP e a DIRF são as primeiras e na sequencia temos a RAIS, então organização é a palavra de ordem para não deixar escapar nada.


Domine as novas rotinas do eSocial no seu sistema de folha

Um outro ponto muito importante, e que independe dos Manuais, tabelas e leiautes do eSocial é o funcionamento das rotinas de nosso sistema de folha. Os consultores, profissionais de suporte de folha e do eSocial estão também trabalhando no limite, sua agenda está argolada. Paralelo ao estudo da documentação técnica, considero fundamental, explorar o máximo possível o modo de operação de seu sistema.

Nessa relação entre suporte e usuário, saber fazer as perguntas certas e diagnosticar o problema concretamente, o ponto central, fará com que ambos otimizem tempo. Hoje, mais do que nunca, "Time is Money".


Muita calma nessa hora

Quando recomendo calma, não confunda com comodismo. Devemos nos manter serenos, porque problemas e barreiras não se resolvem com desespero. A proatividade sempre muito valorizada, me faz lembrar das palavras do professor Gilson Gonçalves: "Profissional de DP tem que morder a orelha". Trabalhar com as ferramentas disponíveis e com a situação atual, focando nas oportunidades de melhoria contínua.


Nestes primeiros 10 dias de 2019, quero desejar a todos os profissionais de DP, muita força e garra. Certeza de um ano de muito trabalho, e esperamos que também de muitas oportunidades de crescimento.


Saúde e Sucesso a todos.


Joelcio Moreira

contato@joelciomoreira.com.br




12 visualizações

© 2020 Joelcio Moreira

  • Grey Instagram Ícone
  • LinkedIn Joelcio Moreira
  • Facebook Joelcio Moreira
  • Youtube Joelcio Moreira