Como roda o calendário de quem trabalha com DP.
top of page

Como roda o calendário de quem trabalha com DP.

Atualizado: 20 de fev. de 2019



Sei que não é só privilegio do Departamento Pessoal, mas nosso calendário além de agitado pode ser seguidos de outras formas, as semanas e meses são contados de acordo com os fechamentos de folha, competência por competência, vamos tocando em frente. E assim como em outros setores, o rigor em atender os prazos é fundamental.


Seja para atender as necessidades das empresas, no planejamento financeiro, seja para entregar guias e informações dentro dos prazos, o ideal é que nada de errado para que o fluxo de trabalho no DP atinja seus objetivos.


Lembro de um slogan, da central de copias de uma universidade que dizia: “Não faça da tua Desorganização, a minha Pressa” . Nesse caso, os demais setores contribuem também para o trabalho do DP e precisam compreender a importância de seu trabalho naquelas atividades que não podem ser automatizadas, o DP e o RH necessitam de instruções de qualidade e no prazo sobre o que ocorre nos setores ou na empresa que é atendida por escritório contábil por exemplo ou mesmo numa grande empresa que depende da ajuda dos setores.


São as várias palavras de ordem na rotina do DP. Definição de prioridades, otimização do tempo, disciplinar o envio das informações, organização, a atenção, a concentração, enfim esses e outros comportamentos e atitudes ajudam a produção com qualidade nos trabalhos do DP.


Mas voltando um pouquinho no tempo, em Julho/2018 tivemos o início do eSocial, para as pequenas empresas. Devido a complexidade e grandiosidade do projeto, uma reflexão muito importante sobre: Como seu time se programou para entregar e atender ao envio dos eventos do eSocial? Lembrando que devemos obedecer prazos e o envio de informações com qualidade. Sua equipe está enxuta? As informações sempre estão disponíveis no momento certo? Você conhece as rotinas do eSocial adequadamente? Você tirou suas férias?


As variáveis que podem influenciar no andamento das atividades após a vigência do eSocial, são as mais diversas, e o toque obviamente para quem tem a equipe enxuta, e ou depende apenas de uma pessoa na gestão do eSocial, precisa pensar num plano B ou C, fica a dica.


Calendário Anual

Temos ainda a FAP/RAT, DIRF, RAIS, e Declarações de Renda Pessoa Física. temos a escala de férias do pessoal do DP, que mesmo com as possibilidades da reforma trabalhista de fragmentar em 3 partes, não ajudará se você tiver com a equipe do DP enxuta. Final de ano Novembro e Dezembro, são dois meses muito intensos com 13º Salário e muita correria para fechar as atividades antes do natal.


Encerro por aqui, por que imagino que você já deve estar olhando relógio, pois já levou mais de 2 minutos lendo esse texto, tem atividade lhe esperando. Voltaremos no tema mais vezes.


Lembrando que estamos nos aproximando de mais um fechamento de folha e paralelo os dados do eSocial, para quem faz parte de escritório contábeis a rotina está a mil, e ainda temos pela frente os eventos de SST, parece que está longe, mas para quem ainda não colocou esse tema na agenda, já está tarde.


Até a próxima.


contato@joelciomoreira.com.br

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page