Causos no Balcão do DP #4: Quero meu envelope de pagamento...

Atualizado: Fev 25

Imagine que você teve a sorte e a competência de ingressar no DP e no RH, à pouco tempo, como Aprendiz, Estagiário ou Auxiliar de RH. E nos seus primeiros atendimentos aos empregados recebe uma pessoa mais experiente pedindo o envelope de pagamento! Hã... o que é isso ?


E isso mesmo... Hoje em mais um dos causos do Balcão do DP, quero relembrar de uma forma bem humorada, um episódio em que colegas mais novos do RH, ficam meio perdidos, quando indagados sobre o tal "envelope de pagamento".


Primeira dica de ouro do manual do DP: " Se não sabe, pergunte e rápido, não tente adivinhar. Mesmo com certa experiência no DP/RH, sempre cairemos em situações que ainda não dominamos bem, ou não conhecemos. Minha recomendação seja rápido em perguntar, nada de deduções ou achômetro. Dependendo do assunto pesquise, principalmente quando a dúvida for relativa a legislação.


No caso acima lembro do colega ter tentando achar um envelope de pagamento, imaginando ser um envolucro com algum dinheiro dentro. Mas não tornou-se um cena épica, daquelas que todo mundo lembra nas confraternizações de fim de ano, pois rapidamente fizemos uma pequena volta no tempo, para explicar o pedido inusitado.


Acredito não ser muito raro atualmente, alguém parar na frente do Balcão do DP e pedir o envelope, então se você está começando agora no DP, fique atento.


Até meados década de 90 era muito comum as impressões dos recibos de pagamentos, holerites, contra-cheque ou envelopes de pagamentos, ser feita em um formulário produzido em gráficas, com um envolucro para armazenar o cartão ponto e todos as notinhas de farmácia, supermercado e demais convênios, com intuito de evidenciar os descontos em folha. Esse formato de recibo recebeu o carinhoso nome de "Envelope de Pagamento" .


Agora me ocorreu uma dúvida será que alguém ainda emite o documento nesse formato? Diz ai... Como é feito no seu escritório de contabilidade ou na sua empresa?


A viagem continua, devemos lembrar que no envelope poderiam ser armazenados os cheques, dinheiro. Eram impressos por horas e horas em impressoras matriciais, e se arrebentasse a rimalina? Viiiixiiii, tinha que ficar de olho nos trabalhos de impressão. Depois vinha a fase de retirar o carbono da parte interna do envelope e a rimalina do lado direito, chegamos na etapa de separar por setor e intercalar os cheques ou o dinheiro, vamos ver quem termina antes? Era a competição entre Auxiliares de RH para ver quem era mais ágil ao encaçapar recibos.


Hoje recebemos por e-mail, ou você tem um login no portal no site da empresa para acessar às informações do seu salário, lembrando que até sua carteira profissional já está virando coisa do passado, já baixou a sua?


Que seja uma singela homenagem aos profissionais que vivenciaram essas e outra situações no DP e no RH e hoje passam por transformações como a que estamos vendo com o eSocial e as possibilidade na comunicação e informática.


Vamos estudar as Rotinas de Departamento Pessoal?


Que tal aprender mais sobre DP e RH? Estamos com inscrições permanentes para a versão presencial do meu Curso de Rotinas de Departamento Pessoal, você é meu convidado. E no mês da mulheres, elas que mandam muito bem no RH de diversas empresas Brasil afora terão ofertas especiais ao se inscrever no Curso, espero você lá.




Use a opção de contato aqui no Blog. Ou acesse o link abaixo para se inscrever:


https://forms.gle/DbZ2sSY9p7W9vQhs6


Eu sou Joelcio Moreira, até a próxima. Volte sempre.


9 visualizações

© 2020 Joelcio Moreira

  • Grey Instagram Ícone
  • LinkedIn Joelcio Moreira
  • Facebook Joelcio Moreira
  • Youtube Joelcio Moreira