Causos no Balcão do DP#3: "Vamos acertar essa diferença no braço?"





Estou lançando essa série de "causos", reunindo um pouco das histórias do "DP Raíz", quando o CAGED, RAIS e RE - Relação de Empregados do FGTS, eram resolvidos no braço(também), sem o recurso ainda dos computadores e internet, a máquina de escrever e calculadora eram as principais ferramentas.


Indo direto ao ponto, reza a lenda que, certo dia, e naquelas dias de entrega da folha de pagamento, um profissional de DP , diante de uma controvérsia com outro profissional da empresa, quase foram as vias de fatos, ou seja, quase rolou um UFC, no balcão do Departamento Pessoal.


Falha na comunicação


Não deveria, mas erros acontecem, ainda mais quando estamos em processo de implantação ou reformulação de sistema. Essa era uma dessas situações. Como de costume temos muitas expressões que vão se enraizando ao longo do tempo. E diante de um problema de "sistema" que não apurou corretamente a folha do nobre amigo, a única solução que restava era acertar manualmente, ou seja, "no braço".


O colaborador entendeu que o "cara do DP" estava chamando para a briga, e nisso já se aprumaram dois ou três movimentos de capoeira, como aquecimento para o embate. O cara do DP mais rápido ainda e sabendo que seu porte atlético não o garantiria no confronto, desfez o mal entendido, dizendo que precisariam corrigir o problema manualmente em virtude de problema com os parâmetros de sistema e que as diferenças seriam ajustadas".


Ufa! Essa foi por pouco.


O pessoal de Suporte de Sistemas vão todos para o céu, haja paciência com usuário de sistema.


Brincadeiras e falha de comunicação à parte, quero abrir um parenteses para o excelente trabalho do pessoal do suporte de sistemas de folha. Com o eSocial se intensificou a procura por informações para fazer a roda girar na "implantação do eSocial".


A inspiração para esses causos, é uma forma de brincar com o cotidiano do DP e RH, expressões usadas no ambiente de trabalho, não sabemos se são verdades ou lendas, mas volta e meia circulam nas rodas de bate-papo.


A reflexão que cabe aqui é que devemos nos preparar, tanto para o pronto atendimento aos profissionais que recorrem ao DP e RH para a resolução de seus problemas, sempre cordiais e com interesse genuíno na pessoa. A outra é que com o eSocial, precisamos revisitar a legislação, estudar essas novas rotinas e apoiar as empresas provedoras de sistema, fazendo as perguntas certas e esgotando as possibilidades, para não perdermos tempo na resolução dos problemas que surgem com o eSocial.


E que as diferenças sejam acertadas sempre com muito diálogo.


Joelcio Moreira, o "cara do DP".






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