Café com RH: Dia do Profissional de RH - Entrevista com Elenice Smekatz de Almeida
top of page

Café com RH: Dia do Profissional de RH - Entrevista com Elenice Smekatz de Almeida

No dia 03/06, registramos a passagem pelo dia do Profissional de RH. A pouco tempo lancei o quadro Café com RH no meu canal do YouTube e tive a grata honra de receber a mãe da Valentina, a esposa do Marcos e a Diretora da DPessoal Serviços Empresariais. Pode até parecer que foram 3 entrevistas, mas na verdade, essas são algumas das personagens representadas pelas mulheres que resolvem empreender.


Está embalando...


O quadro vem ganhando mais força, estou muito feliz com as experiências vividas até aqui. Já colecionamos alguns super convidados e com registros excepcionais, agradecimentos ao Bruno de Paula, Jonathan Fink, Sirio Jose, Lincoln, Jonas Krause e hoje a Elenice.

Ative as notificações, porque tem muita gente boa vindo por ai. Convido vocês a de fato, Inscrever-se no canal, curtir e compartilhar os vídeos. Muito feliz com esse movimento crescente em relação às nossas lives, obrigado a todos.


Vida longa à DPessoal


Quando visitei o Stand da empresa na feira de Tecnologia e Inovação o ENIT, na Promosul, fiquei muito feliz em ver profissionais de RH explorando um nicho importante - A Intermediação entre a empresa e o escritório contábil.

Muitas empresas de pequeno porte, podem usufruir desse serviço e garantir a regularidade no RH, entre outras possibilidades. Para os profissionais de RH que buscam novas alternativas, empreender prestando serviços similares ao da DPessoal podem ser uma alternativa interessante e gratificante.


O papel de mãe da Valentina e de Mulher Empreendedora


No decorrer da Live refletimos sobre os diversos papeis desenvolvidos pelas mulheres. Ainda temos muitas conquistas pela frente, não deveríamos mais estar falando sobre isso, mas infelizmente é a realidade. O caminho para as mulheres tem muita mais obstáculos. Surpresa enorme foi conferir a desenvoltura da Valentina e como ela encara com naturalidade a profissão da mãe e da mostras que pode tornar-se uma excelente profissional, precisam ver ela falando de Terceirização - Deu um show! Parabéns ao casal Marcos e Elenice por essa menina de ouro.

Aproveito a deixa sobre mulheres empreendedoras e recomendo ler a postagem que fiz sobre Madam C J Walker e é claro assistir o filme que retrata a sina de uma mulher, negra e que resolve empreender e torna-se um ícone nos Estados Unidos e que marcou época.

Nesse caso acho que é a melhor forma de ilustrar os dilemas dos quais refletimos com a Elenice, assistam o filme vale muito a pena.



De Papanduva para o mundo


Com raízes na cidade de Papanduva/SC, Elenice relembra com muito orgulho da terra natal. Pessoas batalhadoras, infância humilde e que ajudou a moldar a pessoa e a profissional que está a frente da DPessoal. Nossa região como um todo é muito especial, cidades pequenas o contato com a natureza ainda muito intenso e todas as possibilidades de crescer de forma ordenada.

A curiosidade é que as celebridades de Papanduva estão tomando conta das Lives, primeiro foi o Lincol e agora a Elenice quem será o próximo.

Tem também as reflexões sobre a importância dos seus pais em sua educação e que agora são repassados para a pequena Valentina.


Escritórios de contabilidade são uma verdadeira escola...


Quando menciona suas passagens por empresas e pelo escritório de contabilidade Rudolf Jaensch, Elenice reforça que é nessas horas que nos tornamos profissionais diferenciados, pois a diversidade de informações e de situações/problemas são muito desfiadoras quando estamos nas rotinas de escritórios de contabilidade.

E assim, as passagens no Projeto da Acordum, Contabilidade Rudolf Jaensch, Benetton, Indústrias Zipperer, SCM Tecmatic além das formações, serviram de alicerce para o desafio a frente da DPessoal.


"Empreender é se jogar do penhasco e construir o avião durante a queda"

Além dessas experiências a influência e o empurrão da Sonaly Fenner e o interesse em aproveitar um espaço que ainda não é preenchido pele escritório contábil, as informações chegam truncadas, ou não chegam, porque o dono do negócio tem inúmeras atribuições e os detalhes importantes nas tarefas de DP e RH, acabam ficando em segundo plano.

E é por essas e outras, que venho sempre estimulando colegas para que aumentem seu repertório de conhecimentos técnicos e gerais, estejam aptos a aproveitar oportunidades como essa.


Arquivo Confidencial


Lançamos mão também de uma sessão de arquivo confidencial, onde a Eliete diretora da Comprevalle Compressores e muito atuante na sociedade de Rio Negrinho e Região e do Marcos e Valentina marido e filha da Elenice, conseguimos fazer ela chorar! Para mim foi muito especial a oportunidade de conversar com a Elenice e mais ainda pela surpresa promovida pelo Marcos e a Eliete.


Vamos continuar com o Café com RH?


Falei demais já... Para você que não gosta muito de ler, recomendo assistir o vídeo. E como falei trarei mais recortes como esse, tem sido muito especial atuar como repórter de histórias tão bacanas como essa da Elenice.


Você é nosso convidado, fique atento que toda a Quinta-feira está virando rotina, o Café com RH - On Line está ficando bom e com a sua participação vai ficar ainda melhor.


Nos vemos na próxima edição.


Joelcio Moreira.





Confira outras imagens que marcaram a apresentação desta Live...













14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page