Causos no Balcão do DP#2: Tão pegando gente aí?
top of page

Causos no Balcão do DP#2: Tão pegando gente aí?

Atualizado: 28 de jan. de 2020

Hoje quero tratar entre outras das terminologias do tempo do "Guaraná com Rolha", a proposta é descontrair com o "Tiozão", nas expressões que giram em torno dos diálogos que ocorrem no "Balcão do DP".




Na segunda edição dos causos do "Balcão do DP", uma expressão muito utilizada, de forma bem humorada, vez ou outra, recebíamos pessoas no Balcão do Departamento Pessoal, perguntando se a empresa estava contratando, mas da forma quem mencionei na chamada. Achei por bem, uma forma de resgatar com nostalgia essas passagens e ao mesmo tempo abordar temáticas que continuam atuais, como o desemprego.


O ano só começa depois do Carnaval?


Temos uma afirmação antiga de que as coisas no Brasil só começam a engrenar no carnaval. Indo direto ao ponto, ouvi colegas de DP e RH, lamentando que não conseguem preencher suas vagas ou se tentam entrar em contato com os milhares de candidatos inscritos, não conseguem contato, porque estão viajando ou a pessoa não atende o telefone. Outra colega relata que, começaram o ano com um bom número de contratações e a coisa está fluindo na medida do possível.


No meu caso, tenho recebido quase 500 currículos, ou seja, é muita gente buscando trabalho. E muitos currículos chegaram nessas duas primeiras semanas de Janeiro, contrariando a lógica do carnaval, ótimo sinal!


"Dejavu", sabe aquela sensação de que isso já aconteceu antes?


Virada de ano, renovamos as esperanças e estamos trabalhando também para reverter o quadro dos últimos anos, mas desde 2013 venho notando um fenômeno: Muitas empresas estão ofertando vagas, mas, a conta não tem fechado, tem faltado profissional qualificado para alguns postos. E isso tende a se intensificar, empresas de tecnologia por exemplo, estão disputando a tapa os profissionais no mercado.


Como meu universo é de contratação para indústria e em vagas operacionais, lamentamos quando colegas informam a dificuldade de localizar uma pessoa para entrevista, uma situação que já deveria ter mudado, não concorda?


As terminologias de ontem e de hoje, vamos descontrair mais um pouco?


Voltando ao quadro de humor e como toda brincadeira pode ter um fundo de verdade, recomendo que você exercite o discurso no momento de sair em busca de uma "vaguinha", digo, oportunidade de trabalho.


Já conversei com diversos jovens, no passado..., sabendo que trabalho com RH, me perguntavam: E aí, não tem um trampo lá tua empresa? - Quem dera a empresa fosse minha. Não tem uma vaguinha lá? Não dá para me encaixar, podemos jogar nos jogos do Sesi? - Gosto de muito de esporte, mas aí você me quebra. E aquela paradinha de aprendiz, tá rolando lá ainda?


A expressão do estão "pegando ou fichando gente", me despertou para escrever o texto de hoje, entre lendas e verdades, rolam passagens e causos sobre as expressões antigas, algumas delas impróprias para esse horário, mas para atenuar a loucura que tem sido trabalhar no DP nos últimos anos, temos que fazer sobrar um tempinho para descontrair.


Brincadeiras a parte minha gente, precisamos virar esse quadro. Esperamos que o ambiente econômico e político propicie um cenário que favoreça a geração de trabalho e renda. Para nós profissionais precisamos entender o cenário, fazer uma leitura dos desafios e construir o futuro hoje, que se fundamenta na educação, na preparação.


Santa Catarina de certa forma, mostra uma realidade bem diferente de outras regiões do pais, basta conferir os números do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. No link abaixo você pode conferir as estatísticas.



Feliz 2020, conte comigo para trabalharmos juntos no Curso de Departamento Pessoal, seja você líder de uma equipe, profissional de outras áreas que deseja traduzir a sopa de letrinhas que é a folha de pagamento, tá empreendendo ou quer ampliar seu negócio, ou está estreando no DP e RH.


"Não froxe o garrão", "Porque não tá morto quem peleia".


Saiba mais sobre o curso, acesse o link: https://www.joelciomoreira.com.br/curso-rotinas-de-dp


Nos vemos em breve em mais um "Balcão do DP", resgatando mais alguns causos.


Joelcio Moreira, fale com o "Cara do DP" - 47-9 9229-1065















59 visualizações0 comentário
bottom of page