A arte de Servir

Atualizado: 21 de Jul de 2018

Uma das características marcantes de quem trabalha com Departamento Pessoal e RH, é que estamos o tempo todo interagindo com os profissionais da empresa, potenciais empregados, fornecedores de produtos e serviços, gestores.

Isso nos garante uma diversidade de aprendizados. Precisamos obviamente, ser bons comunicadores o que remete a trabalhar a nossa forma de comunicação, e entender as diferenças de interagir e se comunicar com diversos públicos.


A arte de Servir

Um ponto central do trabalho no RH e DP é ação de SERVIR. Somos privilegiados em poder exercitar isso diariamente. As pessoas nos valorizam quando ajudamos a resolver seus problemas, ou por simplesmente nos colocarmos a disposição para ouvi-las.

Nesse quesito, deixo uma dica: Pare e reflita, no seu cotidiano quantas pessoas literalmente são consideradas verdadeiros garçons nessa arte de servir, seja na sua família, no trabalho ou na comunidade? Encontrei diversas pessoas que tem esse dom natural e são sempre muito predispostas a ajudar sempre.

Por analogia, aproveito os exemplos do esporte e uso o futebol e o atleta que se caracteriza por dar assistências. No dialeto esportivo, é considerado um bom garçom, serve os atacantes deixando-os na cara do gol. Infelizmente na torcida, na geral, prestamos muita atenção em quem faz o gol, mas não em quem serviu ao atacante. As vezes isso acontece no ambiente da empresa, e cabe a nós refletirmos sobre a importância de cada profissional no contexto do time ou grupo de trabalho e reconhecer adequadamente o esforço de todos.



A arte de ouvir


Importante saber ouvir também, as pessoas tem muitas contribuições, ideias, muitas delas criativas e inovadoras, mas muitos, por um motivo ou outro não expõe suas sugestões. Nesse sentido, obviamente poderíamos discorrer muito sobre o tema, mas além de criar um ambiente favorável para a sugestões e ideias novas, me refiro ao individuo que tem dificuldade de estabelecer a conexão como ouvinte nas suas diversas relações, sejam profissionais e familiares.

E falando em estado da arte, admirável é quando encontramos profissionais que mesmo quando não falamos nada, conseguem decifrar o estado emocional e intenções das pessoas. Desenvolveram uma habilidade fantástica de entender as pessoas, cuidando de sinais e de aprimorar a ação de ouvir mais do que falar.


Resumo da ópera


Se você jovem que está prestes a entrar no mercado de trabalho, o DP pode ser uma excelente porta de entrada para a vida profissional, por essa e outras particularidades.

Nessa árdua tarefa de sincronizar o trabalho em time, penso que as analogias acima são um ponto de partida importante, para que possamos motivar o trabalho em grupo, inspirando os outros pelo poder do exemplo. Espero que você colha bons frutos fazendo as coisas sem esperar algo em troca. Finalizo e sintetizo dessa forma, a "Arte de Servir".


Posso lhe ajudar? Entre em contato comigo.

contato@joelciomoreira.com.br









25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 Joelcio Moreira

  • Grey Instagram Ícone
  • LinkedIn Joelcio Moreira
  • Facebook Joelcio Moreira
  • Youtube Joelcio Moreira